MARKETING POLÍTICO - MÓDULO II

Carga Horária: 15h


Etapas que compõem o processo de marketing eleitoral para candidaturas políticas. Desenvolvimento de estratégias que permitem pontos assertivos nas ações de marketing e de comunicação em ambiente político. Reflexão e construção de discursos em plataformas eleitorais e políticas. Construção de planos possíveis de minimizar os pontos fracos do candidato e maximizar os pontos fortes, através de avaliação criteriosa de vários índices e dados obtidos por meio de análise de mídia/ imprensa, pesquisas e levantamentos. Implementação das ferramentas disponíveis dentro das posturas legais e éticas. Formatação de peças de comunicação dentro do projeto de marketing eleitoral e político.

 

 

OBJETIVO:

 

Desenvolvimento e utilização de estratégias, planos e de ferramentas (mídias, pesquisas, marketing digital e media training) dentro do processo político e de campanha eleitoral. O curso terá assim como meta a realização de planejamentos de ação adequados para o desenvolvimento do processo de político e de campanha eleitoral, além da análise de possibilidades oportunas para candidatos e parlamentares em distintas etapas da carreira. E ainda a construção de práticas de mídia training no universo político e em campanhas eleitorais para mostrar as potencialidades da preparação.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

  1. Trabalhar práticas da comunicação política e do marketing eleitoral;
  2. Desenvolver estratégias para atuação no marketing política e no processo eleitoral;
  3. Estimular a criação de um plano estratégico de marketing político e de marketing eleitoral;
  4. Realizar experiências de ferramentas de comunicação;
  5. Aplicar o uso das redes sociais no processo político e de campanha eleitoral;
  6. Trabalhar princípios práticos de Media Training.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

- Como é desenvolvido o processo político, de comunicação e de marketing on e off-line, conjuntamente com seus diferenciais;

- Definição das plataformas políticas e de marketing eleitoral;

- Estruturar as diferentes formas de comunicação no processo político e eleitoral;

- Estudo e análise de plano de comunicação e de marketing;

- Formatação de plano de marketing político em fase pré-eleitoral;

- Análise, discussão e desenvolvimento de ferramentas e estratégias de marketing pré-eleitorais;

- Estudo e criação de pesquisas pré-eleitorais;

- Formatação de plano de marketing político em fase eleitoral;

- Análise, discussão e desenvolvimento de ferramentas e estratégias de marketing eleitorais;

- Estudo e criação de pesquisas eleitorais;

- Exercícios práticos de mídia training para

- Formatação de plano de marketing político para condução parlamentar;

- Análise, discussão e desenvolvimento de ferramentas e estratégias de ação parlamentar;

- Estudo e criação de pesquisas de atuação política;

- Análises, estratégias e desenvolvimentos de linha de discurso, planejamento de marketing digital com gestão de conteúdo, plano de trabalho de assessoria de comunicação e monitoramento de mídias on e offline.

 

 

AVALIAÇÃO:

 

Participação em sala de aula;

Desenvolvimento de planejamentos de Marketing Político (em fase pre-eleitoral, eleitoral e de atuação parlamentar);

Exercício de Media training apresentado em formato de seminário em sala de aula;

Aplicação de pesquisa com amostragem própria em sala de aula.

 

METODOLOGIA:

 

1. Aulas expositivas e práticas;

2. Análise de estudos de casos de Política, Comunicação e Marketing através de textos e vídeos;

3. Aplicação de planos estratégicos de comunicação e marketing em política

4. Estruturação de campanhas eleitorais;

5. Desenvolvimento e Aplicação de ferramentas e práticas de comunicação e marketing político;

6. Exercícios e aplicação de pesquisas em períodos pré-eleitoral e eleitoral, e de atuação política;

7. Formatação de planos de mídia e redes sociais no processo política e em campanhas eleitorais;

8. Preparação de candidatos e políticos para contato com imprensa.

 

SOBRE A FACILITADORA:

 

Jornalista formada pela UFPE, com especialização em Assessoria de Comunicação e Comunicação Mercadológica, atua há 24 anos em diversos e significativos trabalhos no mercado como coordenadora de equipe; repórter e editora de publicações voltadas a setores diferenciados; produção jornalística de programas alternativos para mídias eletrônicas; assistente na produção de eventos; e assessoria de comunicação e imprensa. Já integrou o time de algumas das mais conceituadas assessorias de imprensa de Pernambuco, além de trabalhar em vários meios jornalísticos locais como Jornal, Revistas e portais de notícias segmentadas. Ao longo dessas duas décadas, vem contabilizando trabalhos expressivos em assessoria de comunicação e de imprensa, entre os quais se destacam: Campanha do Candidato da Renova UPE – UPE/2014; Fórum de Publicidade – Campanhas eleitorais de 2014 (Sinapro/Fenapro); Pré-campanha eleitoral OAB/PE 2012; Prefeitura Municipal do Moreno (1999); e atendimento de contas de empresa na área de pesquisa e de marketing político e de seccional estadual de partidos políticos.

 


Metodologia

Aulas expositivas com auxílio de equipamentos multimídia, apresentação e estudo de casos, além de desenvolvimento de atividades individuais e/ou de equipe.

Com 70% de aproveitamento nas competências atitudinais e específicas, receberá o Certificação de Conclusão com êxito no curso; contudo, não há reposição de aulas faltosas. O(a) aluno(a) tem direito a 20% de faltas. Acima disso, reprovado(a). Vide o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Observações: