DESIGN EDITORIAL E TIPOGRAFIA

Carga Horária: 15h


Como conceber projetos gráficos de periódicos, direção de arte, produção gráfica e fechamento de arquivos: preparação de arquivos para jornais, revistas e livros; através das análises de públivo-alvo, praça e cultura.

 

Objetivo

Capacitar estudantes e atualizar profissionais no processo de criação de projetos gráficos de periódicos, direção de arte, produção gráfica e fechamento de arquivos. Utilizar conceitos e ferramentas computacionais na criação de projetos gráficos. Preparar arquivos de jornais, revistas e livros para sistema de impressão gráfica offset e digital.

 

Público-Alvo

Profissionais e estudantes de Jornalismo, Design Gráfico, Direção de arte, Ilustração, Webdesign, Arte Final (desktop publish, gráfica offset e digital, silk screen, etc), Artes Plásticas, Produção gráfica, Fornecedores de Tecnologia, de equipamentos e matéria-prima para gráficos, como também outros profissionais de Comunicação.

 

Metodologia

Aulas expositivas em espaço físico climatizado, tendo um computador por aluno e com auxílio de TV 60”, full HD. O(a) aluno(a) que obter 70% de aproveitamento nas competências atitudinais e específicas receberá Certificação de Conclusão com êxito do curso, tem direito a 20% de faltas; contudo, não há reposição de aulas faltosas. Vide cláusulas do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

 

Observações: são ministradas em laboratório com a utilização de computadores Personal Computer (PC), em ambiente operacional Windows; onde, a turma do curso escolhido inicia-se com, no mínimo, 8 alunos. Caso não seja alcançado esse quantitativo, haverá alteração na data do curso. A expoLAB – Escola de Economia Criativa, tem a liberdade na escolha da versão do programa a ser ministrado em aula, do instrutor ao curso, assim como do laboratório a ser utilizado.

 

Conteúdo Programático

O aluno deverá aprender a identificar os diferentes formatos multipáginas e sua estética. Receber uma carga de história e conceituação, mas essencialmente experimentar a produção de cada um dos principais formatos, seu planejamento e suas especificidades.
Os alunos devem ter conhecimentos básicos dos softwares InDesign e Photoshop para ter uma performance satisfatória.


As aulas e seus conteúdos:

1ª. Aula – Projeto Gráfico: a Identidade da publicação
• Conceito do Projeto
• Formato
• Grid
• Tipografia
• Sistema de medidas tipográficas
• Software InDesign
Exercício: Confeccionar um projeto gráfico para uma brochura com 16 páginas – formato bolso

2ª. Aula – Grandes formatos e grande imprensa
• Estética jornalística em jornais e revistas
• Caracterização de cada formato
• Tipografia x Função
• Uso de cores no projeto gráfico
• Software InDesign
Exercício: Confeccionar um jornal (23cm x 32cm) 8 páginas em dupla

3ª. Aula – Editando uma revista
• Capa
• Índice
• Projeto gráfico em revista
• Paginação e planejamento
• Anúncios
• Software InDesign
Exercício: Confeccionar uma revista (20,2cm x 26,5cm) 40 páginas em equipe

4ª. Aula – Projetando um livro
• As partes do livro
• Diferentes tipos de livros
• Ritmo da publicação
• A importância da imagem na publicação
Exercício: Confeccionar um livro (formato livre)


Metodologia

Aulas expositivas com auxílio de equipamentos multimídia, apresentação e estudo de casos, além de desenvolvimento de atividades individuais e/ou de equipe.

Com 70% de aproveitamento nas competências atitudinais e específicas, receberá o Certificação de Conclusão com êxito no curso; contudo, não há reposição de aulas faltosas. O(a) aluno(a) tem direito a 20% de faltas. Acima disso, reprovado(a). Vide o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Observações: