MARKETING POLÍTICO - MÓDULO I

Carga Horária: 15h


MARKETING POLÍTICO - MÓDULO I

Elementos de comunicação e estratégias de marketing que compõem os processos de campanhas políticas. Entendimento do marketing político, sua história, conceitos e estratégias adotadas por parte dos profissionais e candidatos. Traçar compreensão sobre o que é ético, permitido e vetado nas ações de marketing e de comunicação, sob a ótica de legislação política, em termos de estratégias e ferramentas disponíveis e explanações legais. Analisar posturas e etapas do processo político.

 

 

OBJETIVO:

 

Apresentar uma visão geral do trabalho na área política e dar luz a questões técnicas do Marketing Político, destacando o que é, como surgiu e suas peculiaridades sobre como esse trabalho é desenvolvido nos dias de hoje. Além disso, a aula terá como foco a utilização de estratégias desenvolvidas no processo político e de campanha eleitoral. E ainda apresentará e abrirá espaço para discussão sobre estudos de casos, Legislação Eleitoral e implicações da publicidade no universo político e em campanhas eleitorais.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

  1. Contribuir para o entendimento da Comunicação Política e do Marketing Político;
  2. Analisar o surgimento do Marketing Político e sua utilização no Brasil;
  3. Traçar um panorama da história da política brasileira e das teorias da comunicação política;
  4. Proporcionar conhecimento sobre o envolvimento do jornalismo no processo político;
  5. Diferenciar as diversas formas de comunicação e as atividades inerentes ao processo político e de campanha eleitoral;
  6. Estimular uma análise sobre a legislação eleitoral e as ferramentas de forma ética e adequada
  7. Desmistificar e ponderar sobre a visão e o impacto das pesquisas, da grande mídia e da propaganda no andamento das campanhas;
  8. Analisar e trabalhar em cima de ações de comunicação política e marketing digital.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

- O que é comunicação política e marketing político e suas diferenças

- História e desenvolvimento da comunicação e do marketing político;

- Estudo e análise de Teorias da Comunicação Política, Imprensa Política, Política Brasileira e Legislação Eleitoral;

- O Papel da Comunicação e do Marketing no cenário Político – Conceitos, Fundamentos, Análises e Estudos de Casos;

- Política e Jornalismo – Relações de amor e ódio;

- Marketing Político: fase pré e pós-ditadura;

- A era do Eleitor: comportamento, posicionamento, influências e impacto nas urnas;

- Eleições e Processo Legislativo no Brasil hoje (o que foi reformado, a lei da ficha limpa e o que precisa ser reformado): Discussão, Análise e Estudos de Casos;

- Marketing Político: Peculiaridades, Dificuldades e Estudos de casos;

- Desmistificando conceitos: Marca, Político, Branding, Legendas, Produtos, Eleição, Mercado e Cadeias Produtivas;

- Análises e Estratégias para uma campanha eleitoral (Ferramentas, serviços e mídias estratégicas);

- Partidos e Candidatos: Análises de discursos e os impactos na imprensa e na opinião pública;

- Processos de campanha política (Pré-campanha, campanha e Pós-campanha): Análise de etapas e Estudos de casos no Marketing Político, Comunicação, Propaganda e Marketing Digital;

- MKT político através das Redes sociais: democracia Digital e participação.

 

 

 METODOLOGIA:

 

1. Aulas expositivas;

2. Debates sobre Política, Comunicação e Marketing através de textos e vídeos;

3. Análise de estudos de casos (política, comunicação, campanhas, mídia e redes sociais);

4. Discussão sobre rotinas de trabalho em Marketing Política e Campanhas Eleitorais;

5. Desenvolvimento e Aplicação de ferramentas e práticas de Comunicação e Marketing Político.

 

 

AVALIAÇÃO:

 

- Participação em sala de aula;

- Apresentação de análises de trabalho de Marketing Político em sala;

- Avaliação de artigos sobre o tema: “Política no Brasil nos dias atuais e estratégias de campanha” pelos participantes no final do curso.

 

 

SOBRE A FACILITADORA:

 

Jornalista formada pela UFPE, com especialização em Assessoria de Comunicação e Comunicação Mercadológica, atua há 24 anos em diversos e significativos trabalhos no mercado como coordenadora de equipe; repórter e editora de publicações voltadas a setores diferenciados; produção jornalística de programas alternativos para mídias eletrônicas; assistente na produção de eventos; e assessoria de comunicação e imprensa. Já integrou o time de algumas das mais conceituadas assessorias de imprensa de Pernambuco, além de trabalhar em vários meios jornalísticos locais como Jornal, Revistas e portais de notícias segmentadas. Ao longo dessas duas décadas, vem contabilizando trabalhos expressivos em assessoria de comunicação e de imprensa, entre os quais se destacam: Campanha do Candidato da Renova UPE – UPE/2014; Fórum de Publicidade – Campanhas eleitorais de 2014 (Sinapro/Fenapro); Pré-campanha eleitoral OAB/PE 2012; Prefeitura Municipal do Moreno (1999); e atendimento de contas de empresa na área de pesquisa e de marketing político e de seccional estadual de partidos políticos.

 

 


Metodologia

Aulas expositivas com auxílio de equipamentos multimídia, apresentação e estudo de casos, além de desenvolvimento de atividades individuais e/ou de equipe.

Com 70% de aproveitamento nas competências atitudinais e específicas, receberá o Certificação de Conclusão com êxito no curso; contudo, não há reposição de aulas faltosas. O(a) aluno(a) tem direito a 20% de faltas. Acima disso, reprovado(a). Vide o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Observações: